Tipos de areia e suas características

Um elemento fundamental utilizado em qualquer construção é a areia; extraída em partes miúdas resultantes da degradação natural ou forçada de rochas, tem características próprias que a faz suficiente e necessária para ser utilizada na fundação, cobertura, estrutura, vedações e acabamentos.

Existem diferentes tipos de areia, para diversos tipos de aplicações e cada tipo deve ser utilizado adequadamente, para o propósito que melhor lhe convém, de forma que seu uso seja eficiente e não comprometa a construção.

Os tamanhos de areia se dividem em:

  • A areia fina, com grãos que variam de 0,05 a 0,42 mm;
  • A areia média, com grãos que variam de 0,42 a 2 mm;
  • A areia grossa, com grãos que variam de 2 a 4 mm;

A areia fina ou lavada, normalmente é tirada da margem de rios, tem sua lavagem feita naturalmente pelas águas (dos rios) e não tem mistura de terra. Seu uso pode ser mais bem empregado para chapiscos.

A areia grossa ou vermelha tem essa aparência por ser misturada com terra; seu uso é mais indicado para reboco, assentamento de tijolos, sustentação de lajes, colunas e contra piso.

A areia é vendida em volumes medidos em metros cúbicos, por isso a compra requer alguns cuidados. A atenção no momento da entrega deve ser redobrada e fiscalizada pelo comprador, pois quando o caminhão é carregado a areia acaba naturalmente se compactando, e no decorrer da entrega, conforme vai sendo transportada, a areia se adensa e perde água reduzindo seu volume físico.

Quando o entregador movimenta a areia, ela ganha volume novamente, e pode até impressionar o comprador, contudo a quantidade deve ser verificada para que a falsa impressão de maior volume não ocorra e não falte o material.

O preço de mercado é variado e, como alternativa, quando o consumidor não precisa de areia em metros cúbicos, existe a opção de comprar em sacos de 20 quilos que normalmente são vendidos pelos depósitos e grandes lojas de construção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *