Tipos de Maçaneta

A escolha das maçanetas para a decoração do ambiente deve observar, além da aparência, fatores como resistência, durabilidade e preço.

As maçanetas podem ser classificadas em dois grupos básicos, de acordo com sua forma geral: bolas e alavancas.

Bola

As maçanetas to tipo bola não precisam ser necessariamente redondas; basta que tenham uma alavanca centralizada, acionada pelo giro. Esta é sua principal característica, e o que a difere dos outros modelos.

Este tipo de maçaneta é mais recomendado para fechaduras em que a distância entre o furo da maçaneta e a borda da porta tenha pelo menos 5 centimetros, para garantir que o usuário não machuque a mão quando abrir a porta.

Alavanca

As maçanetas do tipo alavanca podem ser acionadas sem atrito e com um mínimo de contato, aplicando-lhe pressão para que se mova para baixo, abrindo a porta — muito prático quando as mão estão ocupadas!

É um modelo mais seguro porque seu acionamento se dá do lado oposto ao do batente mais próximo, reduzindo o risco de acidentes.

Ao escolher as maçanetas para sua obra, não deixe de observar o material de que são feitas e sua adequação aos locais em que serão instaladas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *