Novas opções para isolamento acústico

Está não é a primeira que falamos sobre isolamento acústico no Blog. Afinal, conforto e tranqüilidade são coisas muito importantes para as pessoas que moram em determinado imóvel, seja uma casa ou apartamento. Por isso, estamos retomando este assunto com novas opções que podem ajudar nesta função.

Vale lembrar sempre que o ideal é que o isolamento acústico seja planejado ainda no projeto da obra. Mas, caso isso não tenha sido feito, existem algumas alterações que podem salvar a situação.

As superfícies muito lisas têm a tendência de refletir os sons, por isso, utilizar tapetes, painéis de madeira, poltrona e cortinas podem ajudar na absorção do som e minimizar os ruídos.

Outro ponto importante é referente às esquadrias (portas e janelas). Elas precisam estar muito bem vedadas para que os barulhos de fora não entrem, pois, por onde passa ar também passa sons.

Quando as paredes não possuem isolamento acústico interno, isso pode ser adaptado. Existem diversos materiais que podem ser aplicados nesta situação, como: placas de lã de rocha, fibra mineral, painéis de madeira, gesso acartonado ou tapeçaria.

Os pisos frios, como porcelanato, provocam muito eco. Para diminuir essa ressonância, os carpetes são bem-vindos para minimizar os ruídos. Outra opção é a troca por pisos vinílicos, emborrachados ou com manta acústica.

Quando a casa não possui laje, a passagem de ruídos é evidente. Para ter um melhor isolamento, além de um forro acústico, de madeira ou de gesso acartonado, utilize também uma manta acústica entre as telhas para minimizar a passagem dos sons.

Outro fator que pode ser eficaz no isolamento é a vegetação densa, pois pode servir como uma barreira de som, além de contribuir na decoração. Por outro lado, este recurso requer espaço e manutenção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *