Velocidade da internet pode ser prejudicada por problemas na fiação

 

Embora a tecnologia wireless – sem fio – para a conexão via internet esteja extremamente em alta, graças a sua facilidade de acesso e economia na instalação, algumas residências e empresas precisam utilizar os chamados cabos de rede para garantir o acesso com mais velocidade.

Porém, esse cabeamento, assim como os fios telefônicos, também não deve ser instalado no mesmo conduíte em que um a fiação elétrica esteja passando.

Essa precaução deve ser tomada, pois os cabos de rede transmitem dados de uma ponta à outra. Esses dados geram uma pequena corrente elétrica. Em um contato próximo com a eletricidade, podem acontecer interferências, consequentemente, uma diminuição da velocidade da internet ou até mesmo a interrupção total do sinal.

Caso você já esteja em um imóvel em que passar um conduíte novo dê muito trabalho, há uma alternativa prática para solucionar a situação. O mercado oferece uma variação de cabos de rede, entre eles, um modelo chamado de “Cat-5e”. Este possui uma malha de ferro internamente para proteger os filamentos de dados contra a interferência elétrica, podendo, então, em muitos casos, ser instalados próximo aos fios convencionais.

Vale destacar, como sempre, antes de qualquer ação, consultar um profissional eletricista e um técnico de informática capacitados para garantir que essa é realmente a melhor solução ou se há outras opções mais eficientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *