Verifique estrutura do imóvel antes de comprá-lo

 

Muitas pessoas que querem sair do aluguel preferem procurar um imóvel já pronto para a compra do que realizar o planejamento e passar por todas as etapas de construção de um novo.

Realmente, o mercado oferece inúmeras casas e, sempre tem aqueles vendedores que seduzem os clientes com fachada e decoração bonitas, escondendo sérios problemas na estrutura daquela construção.  Por isso, fique atento às condições básicas.

Instalação hidráulica

Por se localizar dentro da parede, essa é uma estrutura que, de cara, não nos mostra problemas. Por isso, ao visitar um imóvel, ligue as torneiras e chuveiros por alguns minutos e certifique-se de que não há vazamentos e se o escoamento da água é adequado. Dê descargas nos vasos sanitários para checar a pressão da água. Olhe também se há manchas escuras, bolhas ou rachaduras na parede, indicando algum tipo de infiltração.

Instalação elétrica

A análise, neste caso, pode ser um pouco mais complicada se o imóvel for novo. Isso acontece, pois o medidor de energia pode ainda não ter sido instalado. Nesta situação, documente o fato.

Já em casas usadas, verifique os disjuntores e ligue algum equipamento nas tomadas casa e acione os interruptores para ver se todos funcionam. Veja se há manchas escuras, dano em algum isolamento ou fios retorcidos. Isso pode indicar sinais de superaquecimento e até pequenos incêndios.

Qualidade dos materiais

Muitas vezes, o empreiteiro ou proprietário quiseram economizar muito com a obra e optaram por materiais de baixa qualidade, como pisos, cimento, tintas, etc. Essa prática acaba prejudicando a estrutura do imóvel – das mais simples, como parede descascando, até mais graves, como vazamentos. Infelizmente, é muito difícil localizar essas falhas por pessoas que não possuem algum conhecimento em engenharia. Por isso, o recomendado é contratar um profissional que possa acompanhar você até a visita.

Saídas de incêndio

Para quem procura casas em condomínio, este é um fator fundamental. Normalmente o local exige que algumas normas de segurança sejam seguidas à risca para garantir a segurança dos moradores em possíveis acidentes. Por isso, veja se as saídas estão bem localizadas e com fácil acesso. Verifique também as normas do condomínio e peça para ver o certificado de aprovação dos bombeiros, que comprova as condições adequadas em caso de incêndio.

Adequação à planta

Aqui, você terá uma boa ideia se o planejamento foi seguido ou houve mudanças muito grandes no decorrer da construção. Para analisar, compare a planta com o que está sendo apresentado. Além disso, você pode requerer o memorial de obra. Este documento lista todas as etapas e os materiais utilizados durante a empreitada. Com esses dados em mãos, você poderá verificar se a estrutura se manteve como a proposta pelo engenheiro ou não.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *