Você Sabe o que é a Compatibilização de Projeto?

Ao planejarmos uma construção, o objetivo é que tudo seja feita conforme o idealizado, sem muitos gastos extras ou sobras gritantes de materiais. É dentro deste ponto que a compatibilização de projeto acontece.

Neste caso, isso se torna a solução para os conflitos entre todas as funções da construção, como parte elétrica, hidráulica, arquitetônica, estrutural, refrigeração, entre outras. Assim, você garante que tudo seja instalado corretamente, eliminando interferências físicas e perdas de funcionalidades na estrutura da obra.

Na maioria dos casos, como os projetos são desenvolvidos separadamente, ocorre uma falta de interação entre eles acarretando em sua incompatibilidade. Nestas situações, infelizmente, o problema só é identificado durante a obra, exigindo alterações que geram maiores custos.

Deste modo, a compatibilização sobrepõe os projetos antes do início da construção, evitando qualquer ruído que possa existir entre eles e sanando problemas antes mesmo que apareçam na construção.

Estudos apontam que a compatibilização pode gerar uma economia de 5% a 10% do valor da obra. Para ilustrar, vamos pensar em uma construção de R$ 300 mil. Nela, é possível ter uma economia de até R$ 40 mil com este processo.

Devido à economia gerada e sua eficiência, a compatibilização de projetos tem se tornado uma tendência, e a empresa que proporciona isso ao seu cliente acaba se destacando no mercado.

Como nós sempre
destacamos aqui em nosso Blog, é muito importante ter clareza no que você quer para seu imóvel e fazer muito planejamento antes de iniciar a obra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *