A função da topografia

A topografia é uma ciência que visa estudar os acidentes geográficos definindo suas características, situação e localização, deixando, de forma clara e analítica, as medidas de área e perímetro, variações no relevo e outras informações geográficas.

Trata-se de um instrumento fundamental para implantação e acompanhamento da obra em diversos segmentos, como edificações, pontes, viadutos, túneis, além de urbanizações –loteamentos, parcelamento do solo –, e outras necessidades que exigem conhecimento sobre as características da área.

Podemos dividir a topografía nas seguintes partes: Topometría, Topología, Taqueometria e fotogrametría.

Topometria

É a medição das distâncias e ângulos que busca reproduzir as grandezas angulares e lineares e suas diferenças nos planos horizontal e vertical, com objetivo de definir a posição relativa dos pontos topográficos.

Topologia

Por meio de curvas de nível e pontos cotados, representa o relevo do terreno em planta, estudando suas formas.

Taqueometria

Esta é uma série de operações que visa, de modo rápido e econômico, a obtenção indireta da distância horizontal e diferença de nível. Além de medir ângulos, também tem a função de medir oticamente as distâncias horizontais e verticais.

Fotogrametria

Permite conhecer o relevo de uma região por meio de fotografias, auxiliando na produção de plantas e cartas.

Agora, quando você ver o engenheiro olhando por uma máquina, parecida com uma câmera fotográfica, saberá que ele está analisando as características daquele terreno.

One Reply to “A função da topografia”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *