A topografia é uma ciência que visa estudar os acidentes geográficos definindo suas características, situação e localização, deixando, de forma clara e analítica, as medidas de área e perímetro, variações no relevo e outras informações geográficas.
Trata-se de um instrumento fundamental para implantação e acompanhamento da obra em diversos segmentos, como edificações, pontes, viadutos, túneis, além de urbanizações –loteamentos, parcelamento do solo –, e outras necessidades que exigem conhecimento sobre as características da área.
Podemos dividir a topografía nas seguintes partes: Topometría, Topología, Taqueometria e fotogrametría.
Topometria
É a medição das distâncias e ângulos que busca reproduzir as grandezas angulares e lineares e suas diferenças nos planos horizontal e vertical, com objetivo de definir a posição relativa dos pontos topográficos.
Topologia
Por meio de curvas de nível e pontos cotados, representa o relevo do terreno em planta, estudando suas formas.
Taqueometria
Esta é uma série de operações que visa, de modo rápido e econômico, a obtenção indireta da distância horizontal e diferença de nível. Além de medir ângulos, também tem a função de medir oticamente as distâncias horizontais e verticais.
Fotogrametria
Permite conhecer o relevo de uma região por meio de fotografias, auxiliando na produção de plantas e cartas.
Agora, quando você ver o engenheiro olhando por uma máquina, parecida com uma câmera fotográfica, saberá que ele está analisando as características daquele terreno.
But wanna state that this is very useful, Thanks for taking your time to write this.