Você Sabe Quais os Tipos de Telhas Existem?

A cobertura das edificações tem uma função imprescindível e deve ser rigorosamente construída para garantir a correta proteção da parte interna do imóvel contra as variações climáticas que ocorrem no ano.

Por isso, selecionas os principais modelos de telhas e suas diferentes características. Aproveite e veja também nossas postagem sobre os tipos de telhados!

Telha Cerâmica ou Barro

Este tipo de telha pode ser uma ótima opção para criar uma barreira térmica na casa, evitando que ela esquente demais no verão ou esfrie muito no inverno e proporcionando uma ótima vedação. Elas possuem boa resistência e podem ser encontradas na forma natural, sem nenhum tipo de revestimento, esmaltadas ou vitrificadas.

Telhas de Concreto

São telhas que também promovem um bom conforto térmico e absorvem uma quantidade menor de água em comparação com as de cerâmicas. Para isso, é necessário aplicar uma resina para garantir a impermeabilização. Contudo, por ser um modelo mais poroso, elas precisam de limpezas regulares, em média a cada 12 meses. No mercado, você encontra essas telhas em diversas formas e cores.

Telhas de Fibrocimento ou Amianto

É o tipo de telha mais comum em casas com telhado embutido, pois pode ser feita com uma inclinação bem pequena, deixando-a escondida atrás da platibanda. Ela possui um baixo custo e boa eficácia, sendo leve e resistente. Porém, ela retém muito calor e exige uma boa fixação para evitar problemas com chuva.

Telhas de PVC

Sua composição em PVC possui modelos que imitam as telhas cerâmicas, tem um isolamento térmico razoável e boa resistência, sendo muito atrativas também em relação ao preço. É muito indicada quando se busca por economia, pois dispensa uma base sólida, como as que o telhado de cerâmica exige.

Telhas de Vidro

São indicadas para trazer mais iluminação, gerando grande economia de energia elétrica para o ambiente. Seu uso deve ser combinado juntamente com as telhas de cerâmica ou concreto. Por outro lado, o material acaba sendo mais frágil.

Telhas de Fibra de Vidro

Também indicadas para trazer mais iluminação aos ambientes, elas podem ser utilizada juntamente com as telhas de fibrocimento ou sozinhas. Sua desvantagem é que absorvem muito calor, esquentando o local.

Telhas de Zinco

Também conhecidas como telhas galvanizadas, são bem resistentes às intempéries, porém não é boa isolante térmica, nem acústica, produzindo muito barulho durante a chuva.

Telha Ecológica ou Fibra Vegetal

Fabricada com fibra de celulose, este é um produto sustentável, que não agride o meio ambiente, além de ser fácil de instalar e possuir grande resistência.

Telhas Pet

É um tipo de telha que é feita com material reciclado. Tem um formato parecido com as telhas de cerâmica, mas pode ser encontrada em outros modelos. Esta telha tem alta resistência e baixa manutenção.

Como você pode ver, existem vários tipos de telhas disponíveis no mercado e cada uma possui características peculiares que podem não só deixar o ambiente protegido, mas também, muito bonito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *