Conhecendo os tipos de viga

Para que uma construção seja feita com segurança, é preciso uma série de procedimentos. Começando por um projeto, com ajuda de engenheiros e arquitetos, passando pela busca por profissionais qualificados e por fim a escolha dos materiais.

Embora muitas pessoas fiquem ansiosas pela fase da procura de revestimento, com pisos e pinturas, ou até pela etapa de decoração, de acordo com suas preferências, um dos processos mais importantes é o da construção da base do futuro imóvel.

As vigas, por exemplo, são fundamentais para garantir a sustentação do prédio. Isso porque, de estrutura reta e horizontal, elas são utilizadas para distribuir o peso da cobertura em meio às colunas.

Existem diversos tipos de viga, e, para você entender melhor, selecionamos alguns deles. Confira abaixo!

Viga de aço

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter lido a nossa publicação sobre o Steel Frame. As vigas de aço são utilizadas em métodos de construção como este, conhecidos também como pré-moldados. Elas também estão presentes em edifícios, casas e até em obras maiores como estádios.

Viga de madeira

Embora o aço esteja tomando o seu espaço em diversas áreas dentro das obras, a clássica madeira ainda é muito cobiçada. Esse tipo de viga é utilizada, normalmente, em imóveis que usam a técnica Wood Frame.

Vigas Cantilever

Para os que querem ousar e sair do tradicional, com certeza as vigas cantilever serão a melhor opção. Por ser capaz de fazer a redistribuição de peso, esse tipo de viga, além de ser usada em projetos arquitetônicos mais modernos, também pode ser encontrada em estruturas de pontes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *