DIY: Tijolinho por tijolinho

Não tem pra ninguém, o tijolinho branco chegou como tendência há algum tempo e nunca mais saiu. Isso porque ele é muito versátil e pode ser combinado em qualquer ambiente, desde quartos até a sala de estar.

Existem vários modelos disponíveis no mercado, feitos de diversos materiais. Os preços também podem variar, principalmente se você desejar contar com ajuda de um profissional. Mas se você é do time que gosta de um DIY, mais conhecido como “Faça você mesmo”, nós trouxemos novidades.

Como citamos acima, há muitos materiais que podem servir de matéria prima para esses tijolinhos. Pensando na praticidade e também em trazer ideias de baixo custo, nós selecionamos três tipos para você fazer aí na sua casa.

EVA

Se você nunca pensou que um EVA poderia ser transformado em um lindo tijolinho branco, fica aqui um novo aprendizado. Com esse material, é possível trazer um visual mais clean para o ambiente, sendo muito indicado principalmente para quem não possui o imóvel e mora em uma casa alugada.

Para fazer uma parede de EVA, além da folha, você vai precisar fazer um molde de cartolina de 20x8cm. Após confeccionar todos os tijolinhos, utilize cola branca ou de contato para fixar na superfície lisa. Espere algumas horas até que eles estejam colados totalmente na parede e agora é só partir para a pintura, que normalmente necessita de duas ou três demãos de tinta.

Isopor

Mais uma dica de matéria prima de baixo custo para decorar a sua parede. Para montar os tijolinhos de isopor, é possível seguir o mesmo processo do EVA. A única etapa diferente, caso você queira deixar a textura mais rústica, será necessário o auxílio de um ferro de solda.

Gesso

As placas de gesso também são uma solução econômica. Embora seja necessário mais cuidados durante o processo, esse material traz mais elegância e durabilidade do que os demais.

Para a produção dos tijolos, é necessário:

1 molde de silicone de gesso 3D;
1 régua ou espátula plateia;
1 recipiente de plástico para fazer a mistura do material;
1 colher e esponja úmida;
gesso em pó;
água.

Inicia-se o processo adicionando 1 copo de água cheio no recipiente de plástico. Após isso, coloque o pó de gesso aos poucos na vasilha, cerca de 700 gramas, dependendo do molde escolhido.

Depois de misturar, aguarde algum tempo para que a água absorva totalmente o pó. Agora, com calma, comece a colocar a massa nos moldes, sempre dando uma batida para deixar a forma preenchida corretamente. Antes de esperar secar, utilize a régua para tirar possíveis excessos, deixando o material liso.

Agora que você já aguardou a secagem, tire o material do molde com cuidado e faça a aplicação na parede. Para isso, será necessário uma cola específica para gesso ou argamassa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *