É possível pintar azulejos?

Sabemos que para algumas mudanças é preciso grandes reformas. Para aumentar um quarto, construir um novo banheiro ou até montar uma área de lazer na parte externa de um imóvel é necessário planejamento, profissionais qualificados e grande investimento. Mas sabia que é possível transformar um cômodo apenas pintando o azulejo?

Embora o tradicional revestimento branco ainda seja o queridinho em diversas cozinhas e banheiros nas casas brasileiras, tem muita gente querendo inovar, gastando pouco e evitando quebra-quebra. Por isso, a cobertura dos azulejos com tinta é uma ótima opção.

Existem dois tipos de tinta para esse tipo de procedimento no mercado, a PU e a epóxi. Essa primeira, que é à base de poliuretano bicomponente, é uma tinta própria para aplicação em revestimentos e tem ótima resistência a abrasão e raios ultravioletas. Já a epóxi, é uma versão mais barata, popular e fácil de encontrar no mercado.

Como aplicar?

Já decidiu qual tinta vai pintar? Então chegou o momento de saber como fazer a aplicação de forma correta.
Limpeza

Para começar, faça uma boa limpeza na superfície, utilizando uma esponja umedecida com detergente neutro. Depois de esfregar, tire o sabão com água e deixe secar naturalmente.

Preparação

Antes de aplicar a tinta, é preciso proteger as laterais das paredes. Para isso, use uma fita crepe e aplique fazendo uma divisão entre as partes que serão pintadas e as que não. Após isso, com os equipamentos de segurança, como máscaras e luvas, prepare a tinta, conforme a instrução do fabricante disponível na embalagem. A grande maioria delas necessita de mistura com água.

Aplicação

Assim como qualquer outra pintura de parede, pincel e lã e pincel são as ferramentas necessárias para a aplicação. Para rejuntes e cantos, utilize os pincéis menores, já para grandes espaços, o pincel de lã é a melhor opção.

Depois de passar quantas demãos você achar necessário, é só esperar secar. Lembre-se de sempre seguir a quantidade de tempo indicada entre uma pintura e outra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *